Pragas Urbanas: Saiba mais!

Pragas Urbanas: Saiba mais!

Saiba mais sobre algumas Pragas Urbanas

Baratas

Na área urbana, basicamente, existem duas espécies de baratas, a barata de esgoto ou americana (Periplaneta, americana) e a barata alemã ou francesinha (Blatella, germânica). As baratas são transmissoras de várias doenças por ser portadoras de bactérias, fungos, protozoários, vermes e vírus que infectam pelas patas e fezes os alimentos e locais por onde passam.

A francesinha é o terror das cozinhas e áreas de estocagem e preparo de alimentos, onde se alojam em fresta e fendas, saindo à noite a busca de alimentos. Dessa forma, é, extremamente, importante que além da higienização, todas as frestas e fendas sejam vedadas.

O habitat das baratas americanas é a rede de esgoto onde se alojam e encontram matéria orgânica que lhes serve de alimentos. Com isso, são, altamente, perigosas à saúde de homens e animais.

Ratos

São três as espécies de roedores que causam danos e que podem disseminar doenças, tais como, a Ratazana (Rattus norvegicus), o Rato de Forro (Rattus rattus) e o Camundongo (Mus muscullus).

As Ratazanas, sem dúvida, são as mais perigosas por viverem nas redes de esgoto ou em tocas cavadas na terra, de onde saem à noite, à procura de alimentos. Contaminam os ambientes e alimentos com sua urina e fezes podendo transmitir a peste bulbônica, salmonelose, tifo murinho, escabiose e leptospirose.

O Rato de Forro procura se alojar em locais altos, como os forros das casas, onde se sentem seguros e, à noite, descem para se alimentar. São muito ágeis e podem subir por paredes ásperas e por transitarem por fiações.

O Camundongo busca alojar-se próximos ao homem, no interior dos imóveis, juntos às áreas de alimentos, cozinhas, (despensa, armazéns e outros). É importante não confundir o camundongo como filhote da Ratazana.

Formigas

São insetos eu-sociais, isto é, vivem em sociedade, organizadas por castas e de acordo com as tarefas que executam. Cabe à Rainha a reprodução e são fecundadas em voo por vários machos e inicia a postura após se libertar das asas, às operarias cabem todas as tarefas, como, a alimentação, construção do formigueiro, cuidar dos ovos e das larvas e aos soldados cabe a segurança da colônia.

A sensibilidade das formigas está nas suas antenas e a comunicação e a orientação são feitas com um feromônio que identifica rainha da colônia. Ao picarem injetam o ácido fórmico que causa irritação e alergias. O alimento depende da espécie que no Brasil chegam a cerca de 8.000 espécies. As pragas mais comuns nas áreas urbanas são a Argentina, a Lava-pés, a cortadeira a de açúcar ou de cozinha.

Mosquitos

São insetos alados de ciclo vital completo, isto é, a fêmea faz a postura dos ovos dos quais saem as larvas que se transformam em pupas saindo, então, os adultos. Esse ciclo, no período quente do ano, se completa de 07/10 dias. Imediatamente a saída dos adultos ocorrem o acasalamento e as fêmeas fecundadas buscam no sangue humano, de animais ou de aves fontes de proteínas para a alimentação dos seus ovos.

A fase larval é aquática razão pela qual a postura é feita às margens de águas paradas limpas, no caso do Aedes, aegypti (transmissores da Dengue, do Chikunguya e do Zika) e do Culex,sp na superfície de águas paradas sujas em forma de jangadas (transmissores da Filariose e da Leishmaniose).

A melhor forma do Combate e Controle dos Mosquitos deve ser feita com o emprego de várias técnicas de tratamentos executadas por um contrato de monitoramento.

Os tratamentos se iniciam com uma inspeção geral da área a ser tratada para a identificação e eliminação de possíveis focos de águas paradas. Inspeciona-se o interior do imóvel para, igualmente, verificar se há plantas aquáticas e pratos de vasos com água e os moradores são orientados para a eliminação desses possíveis focos.

As técnicas empregadas são: aplicação de larvicidas, pulverização de plantas periféricas ao imóvel, tratamento com os equipamentos do UBV – Ultra Baixo Volume.

Fale com a nossa equipe de maneira fácil e rápida. Tire suas dúvidas e encontre as melhores soluções em serviços de controle de pragas e vetores.

Solicite seus serviços com
empresas credenciadas pelo INEA
INEA - Controle de Pragas e Vetores | Rio de Janeiro
ABCVP - Controle de Pragas e Vetores | Rio de Janeiro

Conheça nossas
redes sociais:

Atendimento ao Cliente

21 2502-6198
21 99382-5319

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Clique abaixo para "Orçamento Rápido" via WhatsApp. Em casos de assistência entre encontrado diretamente pelo fixo 21 2502-6198