Sani System - Controle de Pragas e Vetores | Rio de Janeiro

Conheça nossas
redes sociais:

Há 38 anos no mercado de Controle de Pragas, cuidando de você e do meio ambiente!

Dedetizadora de Mosquitos

O trabalho de uma dedetizadora de mosquitos eficaz, impede riscos como a transmissão de doenças fatais.

Sendo seres alados que muitas vezes passam despercebidos, os mosquitos são pragas altamente perigosas. O comprimento desses animais varia, mas sua grande maioria chega a alcançar somente 16 milímetros. Esses animais podem ser encontrados em quase todas áreas do mundo e existem há milhões de anos. Podem ser identificadas aproximadamente 3600 espécies no geral, e muitas delas são perigosas à saúde.

A alimentação dos mosquitos ocorre por meio da sucção de líquidos diversos, como néctar, seiva ou sangue. O desenvolvimento destas pragas ocorre de maneira rápida, o que faz essencial ter cuidados preventivos. Para se reproduzirem, as espécies buscam por diferentes fatores oportunos, tais como temperatura, luminosidade e outros. Em vista disso, deve-se ter atenção à todo tipo de ambiente que seja propício para sua instalação.

Grande parte das espécies vem a colocar os ovos em superfícies frescas ou quaisquer águas paradas. Visto isso, é indispensável que qualquer tipo de local que apresente essas características sejam eliminados. Dessa forma, é possível impedir que essas pragas venham a se instalar dentro de um imóvel. Conhecer os hábitos e biologia dos mosquitos é a melhor forma de uma dedetizadora de mosquitos manter o local protegido.

Curiosidades dos mosquitos

Dedetizadora de Mosquitos - Rio de Janeiro

Mesmo que sejam seres minúsculos, os mosquitos são responsáveis por incontáveis mortes anuais em todas áreas. Estes animais tem hábitos diferentes de uma espécie para outra, contudo apresentam diversas similaridades. Uma empresa dedetizadora de mosquitos deve conhecer suas características para eliminá-los com eficácia. Localizados tanto em florestas de grande vegetação, como em centros urbanos, conheça mais sobre os mosquitos:

 

  • as fêmeas dos mosquitos tendem a picar os indivíduos para que possam obter as proteínas e ferro necessários para efetuar sua oviposição;
  • durante uma colocação de ovos as fêmeas chegam a botar de 150 até 300 ovos de uma só vez;
  • existem fatores do corpo humano que acabam atraindo os mosquitos, tal como o suor e dióxido de carbono eliminado;
  • os mosquitos são responsáveis por aproximadamente 2 milhões de mortes por ano ao redor de todo mundo;
  • mesmo que possam atacar qualquer local do corpo, identifica-se que a grande maioria dos mosquitos são atraídos por pernas e pés;
  • apesar de visão limitada a até 10 metros, o senso de percepção dos mosquitos é extremamente aperfeiçoado, fazendo com que este identifique a fêmea pelo bater de suas asas;
  • uma espécie conhecida como mosquito elefante possui larvas predadoras, que tem sido usadas em estudos para controlar o Aedes aegypti.
  • muitas pessoas acabam colocando ventiladores no intuito de proteger-se dos mosquitos, todavia, esses itens acabam favorecendo sua propagação num ambiente;
  • os zumbidos típicos dos pernilongos é causado pelo bater de suas asas, feito de maneira altamente acelerada;
  • seriam necessários cerca de 200.000 mosquitos para drenar todo sangue de um corpo humano adulto;

 

Para uma infestação de mosquitos ocorrer num ambiente são necessários poucos fatores convenientes. Isso faz necessário que os indivíduos estejam constantemente prevenidos e atentos à possíveis sinais de sua presença. Tanto ações preventivas de limpeza, como a presença de uma dedetizadora de mosquitos profissional são necessárias no ambiente. Com isso torna-se viável impedir a propagação dessas pragas e os riscos que causam à saúde dos indivíduos.

Conheça alguns hábitos dessas pragas urbanas voadoras

 

Localizados em todo tipo de ambiente e variando seus hábitos de acordo com as espécies, é preciso ter atenção aos mosquitos. Esses seres alados possuem facilidade para se instalar num local e se proliferar de maneira rápida. Variados fatores externos acabam influenciando nos hábitos de vida desse animal, o que exige constante proteção. Quando uma dedetizadora de mosquitos conhece melhor suas práticas, efetua um trabalho com maior eficácia.  

  • um dos fatores que possui maior influência na vida dos mosquitos é o calor, isso faz com que durante o verão e primavera seu ciclo de vida dure menos tempo;
  • grande parte dos mosquitos realiza seus ataques durante o dia e no final da tarde, deixando a noite para se manterem abrigados;
  • os mosquitos são atraídos por ácidos com odor que saem das pernas e pés;
  • demora aproximadamente duas semanas para que um ovo de aedes aegypti venha a eclodir num local quente;
  • são insetos atraídos por gás carbônico que é eliminado durante nossa respiração;
  • somente as fêmeas do aedes aegypti vem a picar os indivíduos pois necessitam de elementos do sangue para se proliferar;
  • os mosquitos conseguem viver por no máximo dois meses em áreas quentes e até seis meses em locais frios;
  • qualquer ponto que possua água parada, independente do tamanho, pode servir como depósito de ovos para os mosquitos;
  • os mosquitos possuem preferência por locais com alto índice de umidade pois isso favorece sua proliferação;
  • a grande maioria consegue alcançar uma altura de até 80 metros durante seus voos, porém, mosquitos já foram encontrados em locais com mais de 2000 metros

 

Todavia, recomenda-se que se eliminem os mosquitos ainda durante a fase de proliferação. Dessa maneira é possível impedir um aumento drástico no número desses seres, entre outros problemas causados. Essa prevenção só é possível com a junção de cuidados cotidianos e técnicas profissionais de uma dedetizadora de mosquitos. Telas protetoras, retirada de pontos com água parada, produtos de dedetização e outros mantém o local protegido. Contudo, cada espécie possui diferentes hábitos, e essas características devem ser de entendimento dos indivíduos e colaboradores. Por meio do conhecimento destes comportamentos, é possível aplicar técnicas apropriadas à atuação desses mosquitos. Tanto a empresa quanto as pessoas do imóvel devem se prevenir contra essas pragas para evitar infestações. Isso torna necessário que uma dedetizadora de mosquitos atue com maior objetividade e eficácia em cada local.

Dedetizadora de Mosquitos - Rio de Janeiro

Ciclo de vida dos mosquitos

Composto por 4 fases, o ciclo de vida dos mosquitos ocorre de forma rápida e pode durar somente 10 dias. Variando de acordo com o local, clima e índice de umidade, este tipo de processo é feito em pouco tempo. Seu início ocorre a partir da colocação dos ovos em algum recipiente com água parada, fator essencial.

 

Ovos

  • Uma fêmea chega a colocar até 300 ovos de uma só vez, estes possuem cerca de 0,4mm e estes costumam ser brancos. Podem permanecer sem eclodir por tempo indeterminado, visto que só ocorrem quando entram em contato com água.

 

Larvas

  • Tornando-se uma larva, os mosquitos tem um corpo composto por cabeça, tórax e abdômen. Durante essa fase, são alimentadas por restos de matéria orgânica, localizados dentro do próprio criadouro. Para se desenvolverem e chegarem à fase pupal leva por volta de 5 dias.

 

Pupa

  • Durante essa fase os mosquitos não se alimentam e existem apenas em função de dar início à metamorfose. Contudo, este período dura apenas 3 dias e a pupa permanece na superfície da água todo este tempo. Isso facilita o voo dessas pragas quando alcançam a fase adulta.

 

Adultos

  • Chegada a fase adulta estes seres tornam-se aptos a transmitir doenças e ter os hábitos diurnos. Dependendo de onde localizados vivem até 6 meses, e nesse período já podem efetuar o acasalamento. Um casal de mosquitos adulto em boas condições chega a colocar até 1.500 ovos antes de serem eliminados ou morrerem.

 

Alguns pequenos detalhes, como o tempo de duração, alimentação e outros desse mudam de acordo com a espécie de mosquitos. Contudo, a grande maioria dessas pragas aladas possui um ciclo de vida dessa forma. É essencial contratar uma dedetizadora de mosquitos para eliminá-los ainda durante sua fase larval. Isso evita a criação de diversas novas pragas e uma possível infestação no local.

Problemas e doenças causadas pelos mosquitos

 

Sendo responsáveis por um grande número de mortes anuais, os mosquitos transmitem doenças diversas. Nem todas espécies são vetores, contudo, devido ao tamanho destes insetos não é possível identificá-los antes do ataque. É primordial tomar cuidado e manter-se atento aos sintomas de cada uma delas para que o tratamento seja feito adequadamente. Veja quais são as principais doenças transmitidas pelos mosquitos que atingem os seres humanos:

 

Malária

  • No Brasil esta doença é transmitida por três espécies diferentes, sendo elas: P. vivax, P. falciparum e P. malariae. Tem sintomas comuns como: febre alta, calafrios, dor de cabeça, dor muscular, taquicardia e outros. Devem ser tratados de maneira rápida para que não se desenvolvam sintomas ainda mais graves e cheguem ao falecimento.

 

Dengue

  • Causada pelo Aedes aegypti em áreas tropicais e subtropicais, é uma doença já conhecida e temida pelas pessoas. Anualmente são realizadas diversas campanhas de prevenção à este mosquito que se prolifera rapidamente. Os sintomas dessa doença são febre alta, cansaço, dores de cabeça e musculares, enjoos, vômitos e outros. Se não for tratada adequadamente pode desenvolver para uma fase hemorrágica que pode ser mais grave.

 

Febre amarela

  • Essa doença pode ser transmitida por diversas espécies de mosquitos, e recebe este nome devido a amarelidão no corpo. Dentre seus sintomas pode-se apresentar dor muscular, náuseas, perda de apetite, fraqueza e vômitos. É considerada muito perigosa por causar hemorragia em diversos locais do corpo do indivíduo infectado. Costuma ocorrer em áreas da América do Sul e na África.

 

Zika

  • Sendo mais uma doença transmitida pelo Aedes aegypti, a zika pode ser considerada uma doença “recente”. Noticiada no Brasil em 2015, tem sintomas como febre, dor nas articulações, dor de cabeça, conjuntivite e outros. Deve ser tratada com urgência para que não desenvolva problemas mais graves no corpo do indivíduo.

 

Febre de Chikungunya

  • Transmitida pelo Aedes aegypti ou pelo Aedes albopictus, possui sintomas semelhantes à dengue. Dentre esses, é possível identificar mal-estar, apatia, cansaço, inflamações nas juntas, dor de cabeça e outros. Quanto maior a demora para o tratamento, mais inflamações ocorrem no corpo das pessoas infectadas. Isso faz com que este problema demande um tratamento urgente.

 

Além destes problemas de saúde, há ainda inúmeras outras doenças que podem ser transmitidas. Visto isso, pode-se afirmar que essas pragas aladas são um perigo para a saúde, principalmente pela proliferação acelerada. Manter-se constantemente protegido dos mosquitos é a melhor forma de evitar este tipo de acontecimento. Tal prevenção qualificada só pode ser adquirida por meio de uma dedetizadora de mosquitos experiente.

Principais espécies de mosquitos

 

Cada espécie de mosquito possui diferentes formas de atuação e riscos que podem oferecer aos indivíduos. Muitas delas são inofensivas e em alguns casos pouco vistas nos ambientes urbanos, porém, outras são extremamente prejudiciais. Apesar de não ser possível identificá-los antes de ser picado, saber algumas informações essenciais é recomendado. Por outro lado, a empresa dedetizadora de mosquitos deve conhecer cada detalhes sobre as espécies para eliminá-las corretamente.

 

Culex quinquefasciatus

  • Popularmente conhecido como pernilongo ou muriçoca, essa espécie é responsável pela transmissão de filariose, zika e outras. Costuma ser encontrado dentro de casas escondido em cantos variados. Surge com maior frequência em épocas chuvosas e quentes, como o verão e primavera. Tem preferência por locais com materiais em decomposição, poluídos e com mau cheiro.

 

Aedes aegypti

  • Conhecida e temida em todos locais, esta espécie é responsável pela transmissão de doenças como zika, dengue e febre amarela. Possui um corpo listrado peculiar e se reproduz com muita facilidade em pouco menos de 20 dias. Buscam por locais como garrafas vazias, pneus, calhas, pratos e outros objetos com água parada. Apesar de serem encontrados em áreas rurais, tornaram-se mais frequentes nas zonas urbanas.

 

Anopheles

  • Popularmente chamado de mosquito-prego, o Anopheles é um gênero presente em diversas regiões do mundo. Tendo preferência por locais com temperaturas de até 30°C essa praga é capaz de transmitir a malária e filaríase linfática. Causam até 1 milhão de mortes anuais devido a transmissão de doenças, e isso exige cuidados preventivos. Dentre suas áreas de infestação tem-se locais normalmente úmidos e altitudes abaixo de 1500 metros.

 

Aedes albopictus

  • Considerado um “parente” próximo do Aedes aegypti, essa espécie é um perigo para inúmeros indivíduos. Transmitindo doenças como dengue e febre amarela, essa praga atinge até 3 milhões de pessoas por ano. Buscam por áreas urbanas em regiões tropicais e subtropicais, onde possuem fatores favoráveis para se reproduzir com maior facilidade.

 

É essencial ter conhecimento sobre os riscos à saúde que são causados pelos mosquitos. Visto que inúmeras doenças transmitidas possuem sintomas graves, a atenção é essencial para que estas possam ser tratadas rapidamente. Uma empresa dedetizadora de mosquitos deve dispor de métodos apropriados aos hábitos de cada espécie. Com isto, é possível eliminar os mosquitos com precisão e evitar reincidências.

Dedetizadora de Mosquitos - Rio de Janeiro

Métodos para eliminação dos mosquitos

Cada técnica de dedetização de mosquitos funciona de maneira distinta para eliminar esses seres alados. O objetivo dos procedimentos é atingir desde os adultos até seus ovos que são espalhados pelo imóvel. Uma vez que essas pragas se proliferam com facilidade e causam doenças perigosas, deve-se manter a área protegida. A partir de uma avaliação do local, é possível verificar aspectos favoráveis para a presença dessas pragas.

Fatores como a área do imóvel, presença de vegetações, incidência dos insetos e outros são indispensáveis de averiguar. Para uma dedetizadora de mosquitos eliminar estas pragas com eficácia, deve-se atingir todos pontos oportunos para sua proliferação. Conheça mais sobre os métodos de eliminação de mosquitos e seus funcionamentos:

 

Pulverização

  • Através da utilização de óleos é possível eliminar os indivíduos que estiverem em repouso. Esse produto é aplicado diretamente em plantas, que costumam ser locais de forte incidência dos mosquitos. Além de eliminarem os seres já presentes na área, criam uma barreira repelente contra possíveis invasões. Mesmo que não causem danos à vegetação, exigem a saída das pessoas do local para evitar reações alérgicas e outros.

 

Termonebulização

  • Por meio de jatos de vapor aplicados no ar, este método é utilizado em horários de voo das pragas. Sua fórmula pode ser uma mistura de óleo mineral ou água com inseticida, que ao entrar em contato com o corpo dos insetos os elimina. A decisão do produto utilizado é feita a partir da frequência das pragas no ambiente. Costuma ser usado em áreas de vegetação densa sem que cause prejuízos e com alta eficiência.

 

Controle de larvas

  • Evitar o problema antes que este se desenvolva é a forma mais eficaz de impedir seus danos. Tendo conhecimento sobre os hábitos dos mosquitos, é possível eliminá-los ainda na sua fase larval. Entre os locais que recebem a aplicação dos larvicidas tem-se ralos, canaletas, janelas, vasos de plantas e outros. Deve ser aplicado com agilidade para que sejam aptos a funcionar contra as larvas.

 

Toda dedetizadora de mosquitos profissional deve efetuar seus serviços de acordo com os hábitos da espécie localizada. Sabendo que as pragas aladas podem invadir um local de maneira despercebida, mantê-lo sempre protegido é essencial. Por esta razão, a Sani System desenvolveu sua técnica própria para lidar com o controle de mosquitos constantemente. Chamada de Mosquito Mist, o procedimento exclusivo visa eliminar as pragas sem danos ao meio ambiente.

Saiba mais sobre o Mosquito Mist

Consistindo na instalação de equipamentos automáticos que geram uma névoa pesticida, o Mosquito Mist elimina diversas espécies de mosquitos. Tendo uma fórmula composta de óleos essenciais, este procedimento atua com inúmeros benefícios. Os aparelhos instalados combatem o mosquito de maneira inteligente, por meio de uma névoa liberada em períodos de voo. Isso faz com que eliminem-se inúmeros mosquitos de forma rápida.

Entre os benefícios da técnica, há características como efeito imediato, odor agradável, funcionamento silencioso e monitoramento mensal. Por meio da névoa disparada, qualquer tipo de superfície com a presença de água parada é atingido, eliminando ovos. Todos produtos utilizados são licenciados e devidamente credenciados no INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

Proteger um local contra a ação dos mosquitos é essencial para o bem-estar do ambiente. Tanto pela atuação silenciosa quanto pela gravidade das doenças transmitidas, é necessário proteger-se diariamente. Unir ações preventivas de limpeza com a contratação de uma empresa qualificada é a melhor forma de defender-se. Caso necessite de uma dedetizadora de mosquitos profissional, conheça a atuação da Sani System.

Solicite orçamento de mosquitos com quem entende!

Presente neste segmento há 35 anos, a empresa atua com eficácia para eliminar pragas diversas dos locais. Dispondo de técnicas próprias de combate e colaboradores altamente qualificados, buscamos sempre solucionar os problemas dos clientes. A constante atualização e aprimoramento da Sani System, tornaram seus serviços reconhecidos ao longo do tempo.

No intuito de se destacar como uma empresa funcional, a Sani Sytem desenvolve ações diversas para aperfeiçoar seus profissionais. Rigorosas avaliações são realizadas periodicamente, tal como treinamentos teóricos e de campo para garantir a qualidade do trabalho. Esse tipo de desempenho gerou premiações e reconhecimento para a empresa, que se mantém sempre disposta a novos aprendizados.

Se busca uma empresa dedetizadora de mosquitos e outras pragas com capacidade técnica e experiência, fale já com a Sani System. Utilizando as técnicas de combate às pragas adequadas, os riscos relativos à presença destes seres são extintos. Entre já em contato conosco e solicite um orçamento para maiores informações.

Fale com a nossa equipe de maneira fácil e rápida. Tire suas dúvidas e encontre as melhores soluções em serviços de controle de pragas e vetores.

Solicite seus serviços com
empresas credenciadas pelo INEA
INEA - Controle de Pragas e Vetores | Rio de Janeiro
ABCVP - Controle de Pragas e Vetores | Rio de Janeiro

Conheça nossas
redes sociais:

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Clique abaixo para "Orçamento Rápido" via WhatsApp. Em casos de assistência entre encontrado diretamente pelo fixo 21 2502-6198