Descupinização

Serviço de descupinização no Rio de Janeiro? Chame a Sani System!

Todo imóvel deve passar pelo processo de descupinização visando a proteção contra essas pragas altamente destrutivas.

Ordem Isoptera

Muitas dessas espécies são benéficas ao meio ambiente por fertilizarem o solo e permitir sua aeração e umidificação. Entretanto, algumas espécies causam danos e grandes prejuízos aos patrimônios públicos e privados.

Suas sociedades vivem em colônias que são denominadas cupinzeiros, que podem ser construídas em diferentes locais. Esse tipo de característica varia de acordo com cada espécie e suas necessidades de sobrevivência. Devido a isto, suas colônias podem ser feitas em troncos de árvores, sob o solo ou dentro de peças de madeira. Visto isso, os métodos de descupinização devem ser feitos de maneira diferente para cada espécie.

Descupinização - Dedetizadora RJ | Dedetização Cupins - Rio de Janeiro

Conheça os problemas provocados pelos cupins.

Os cupins são insetos temidos por danificarem peças de madeira, roupas, livros e com isso dar prejuízos às pessoas. Contudo, a ação dessas pragas pode ir além desses danos e ocasionar acidentes estruturais graves. Por conta do consumo descontrolado de celulose, os cupins conseguem destruir importantes vigas, pisos, portas e outras partes do imóvel.

Além disso, os cupins são capazes de causar danos em fiações elétricas, telefônicas e prejuízos em plantações. Este tipo de atuação varia de acordo com a espécie presente no local, porém, acontecem durante a expansão da colônia. Quando afetam fios, os cupins podem não somente deixar o imóvel sem luz, como podem vir a causar incêndios e curtos.

Há ainda diversos casos de ataques de cupins em peças e estruturas históricas de grande importância. Caso não haja uma prevenção adequada, quadros, artefatos e construções tornam-se mais suscetíveis ao ataque das pragas. Logo, torna-se possível observar que os cupins são seres capazes de causar inúmeros danos tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Cada tipo de cupim possui diferentes biologias e necessidades, o que exige um amplo conhecimento das empresas de descupinização.

 

Poucos fatores são semelhantes quando se tratam dos cupins, e um dos fatores é sua divisão social em castas. A casta reprodutiva (alados, rainha e rei) e a casta estéril (operários e soldados). É essencial entender essas definições pois estas possuem grande importância para a descupinização. Veja abaixo as funções dos cupins e sua relevância dentro das colônias:

 

cupins operários;

  • Constituem a casta mais numerosa e responsável por todo o trabalho da colônia como a construção e reparo do cupinzeiro, das galerias no interior das madeiras ou no solo, nas paredes e nas árvores à busca de fontes de celulose da qual alimenta todos os demais componentes da colônia, bem como, o cuidado com os ovos, dos jovens e do casal real.

 

cupins soldados;

  • É a casta responsável pela guarda do ninho e a proteção dos operários que saem à busca de fontes de celulose. O formato de sua cabeça permite a identificação da espécie.

 

cupins rei e rainha;

  • São os indivíduos férteis responsáveis pela reprodução e disseminação de novas colônias. De seus ovos nascem os assexuados (operários e soldados) e os sexuados que são os alados que em determinada época do ano saem das colônias em vôo para a formação de novas colônias e os substitutos do casal real.

 

É extremamente importante observar como os cupins vivem, visto que esse fator influencia na descupinização. Por meio do entendimento dessas características é possível elaborar formas adequadas de combater essas pragas. Quando uma empresa de descupinização é contratada, é necessário que os profissionais tenham um conhecimento sobre esses traços.

Descupinização - Dedetizadora RJ | Dedetização Cupins - Rio de Janeiro

Conheça abaixo algumas técnicas utilizadas para combater essas pragas:

 

iscagem;

  • Uma característica peculiar destes insetos é a trofalaxia, alimentação compartilhada por regurgitação. Devido a este fator, torna-se possível usar iscas cupinicidas para eliminar todos indivíduos de uma vez. Ao colocar as iscas em pontos como frestas e móveis é possível efetuar a descupinização.

 

barreiras químicas;

  • Consiste no tratamento dos focos ativos do cupim subterrâneo no interior do imóvel e o tratamento preventivo das madeiras dos armários embutidos, rodapés, batentes e outros, das áreas críticas e no interior das tomadas, bem como, da formação de uma barreira cupinicida injetando no solo, por todo o perímetro externo do imóvel, uma formulação de um cupinicida líquido.

Por meio da contratação de métodos profissionais de descupinização é possível combater essas pragas.

Para que uma colônia seja eliminada por completo é primordial que os métodos de controle atinjam a rainha. Visto que ela se reproduz constantemente, sua remoção é a única maneira de impedir o crescimento dessa sociedade. Caso não seja a eliminada com eficácia, a rainha permanece colocando cerca de 4 mil ovos por dia. Logo, a descupinização deve ser feita visando solucionar o problema e não reduzi-lo.

Ao redor do mundo é possível contabilizar até 2.800 espécies de cupins, que causam prejuízos de 10 bilhões anualmente. Seja no meio urbano ou rural, esses seres possuem um alto poder destrutivo que acaba com construções e plantações. Caso não sejam eliminados corretamente, permanecem numa mesma área por até mais de 15 anos. Eliminar cupins exige conhecimento a respeito dos métodos e diferenças entre as espécies, para que a descupinização seja feita adequadamente.

Uma vez que atacam e se instalam de diferentes formas, a empresa precisa entender seus hábitos para controlá-los.

Descupinização - Dedetizadora RJ | Dedetização Cupins - Rio de Janeiro

Conheça o ciclo de vida dos cupins

Os cupins são seres com uma alta capacidade reprodutiva, e que se não forem controlados se instalam com facilidade. É imprescindível conhecer seu ciclo de vida para localizá-los e eliminá-los com eficácia caso estejam presentes num imóvel. Desde a fase larval até quando desenvolvidos, a presença dos cupins é um risco para os indivíduos. Logo, é preciso combatê-los antes que se fortaleçam.

Tendo seu início após a oviposição da rainha, os cupins permanecem na câmara nupcial e são cuidados pelos operários. Dentro de um período de 24 à 90 dias esses ovos vem a eclodir, tornando-se os jovens que ainda irão passar por duas ecdises. O processo de ecdise é a perda do exoesqueleto que ocorre durante o crescimento de alguns seres. Passada essa etapa, essas pragas acabam ganhando funções na colônia.

Esse tipo de decisão varia devido ao polimorfismo dos cupins, que faz com que cada casta tenha uma forma. Operários são seres estéreis e que são responsáveis pela construção de túneis e coleta de alimentos. Soldados possuem mandíbulas e cabeça avantajadas para que sejam aptos a defender a colônia contra invasores. Já os reis e rainha(s) são capazes de se desenvolver possuem asas.

Principais espécies de cupins em solo brasileiro e suas principais características:

  • cupim subterrâneo
    Ao colocar as iscas em pontos ativos do cupim subterrâneo e no solo ao longo do perímetro externo do imóvel eliminam-se as colônias invasoras.
  • cupim de madeira seca
    Tendo restrições quanto à construção de seus ninhos, o cupim de madeira seca se instala dentro dos objetos. Diferente de outras espécies, busca por locais de baixa umidade (menos de 30%) para sua sobrevivência. Chegando a até 1,25 cm essa espécie ataca principalmente móveis, rodapés, portas e telhados. São responsáveis pela destruição de diversos monumentos históricos, peças de museus e outros.
  • cupim arbóreo
    Sendo mais comum em áreas rurais e com vegetação, o cupim arbóreo é responsável por impedir o reflorestamento de árvores. Apesar de criarem seus ninhos em árvores e próximo a estas, também causam prejuízos em construções. Muitos destes já foram responsáveis pela destruição de peças históricas e grandes construções monumentais.

Por conta de serem insetos eussociais, os cupins possuem características que podem ser interessantes de observar. Tanto sua comunicação por meio de odores, quanto a divisão de tarefas numa colônia tornam esses insetos altamente organizados. Contudo, estes seres possuem muitas outras características peculiares que nem sempre são conhecidas. Veja algumas dessas:

 

  • por mais que a maioria dos cupins seja encontrada em peças de madeira, esses seres também se alimentam de papéis, papelão, tecidos, plantas vivas e outros;
  • apenas por meio da alimentação, os cupins podem causar incêndios, desabamentos, destruir peças e patrimônios históricos dentre outros;
  • durante as revoadas, os cupins buscam por luz pois estes se guiam pela iluminação lunar, o que acaba as confundido
  • os cupins chegam a causar prejuízos anuais que acumulam bilhões de dólares em todo mundo;
  • a rainha consegue colocar milhares de ovos por dia, o que as torna um dos seres mais reprodutores de todo reino animal;
  • apesar de não se alimentarem de concreto, muitos cupins se aproveitam de fissuras para se instalar num local;
  • os resquícios brancos que são encontrados em madeiras e indicam presença dos cupins são suas fezes.

Adquira já um serviço de descupinização feito por uma empresa nacionalmente reconhecida.

Por meio da utilização de procedimentos adequados de descupinização torna-se possível evitar seus prejuízos. Todavia, é essencial que se contrate o serviço de uma empresa adequada e experiente para este serviço. A Sani System possui anos de experiência neste segmento e variados métodos para controlar cupins e outros pragas. Para contratar um serviço profissional de descupinização, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Fale com a nossa equipe de maneira fácil e rápida. Tire suas dúvidas e encontre as melhores soluções em serviços de controle de pragas e vetores.

Solicite seus serviços com
empresas credenciadas pelo INEA
INEA - Controle de Pragas e Vetores | Rio de Janeiro
ABCVP - Controle de Pragas e Vetores | Rio de Janeiro

Conheça nossas
redes sociais:

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Clique abaixo para "Orçamento Rápido" via WhatsApp. Em casos de assistência entre encontrado diretamente pelo fixo 21 2502-6198