Dedetizadora no Rio de Janeiro

Aceitamos cartões de crédito:

Cupim de Solo

Também conhecidos como cupins subterrâneos ou de terra, o cupim de solo causa diversos prejuízos anualmente e não se limita ao solo.

Apesar do nome característico, esses seres podem vir a construir seus ninhos em variados ambientes. Possuem uma coloração marrom claro e seu tamanho chega a até 2,5 cm, que normalmente é alcançado pela rainha. Buscam por locais que tenham aspectos como falta de ventilação, escuridão e umidade, fatores essenciais para sua proliferação. O cupim de solo ou Coptotermes gestroi, é uma das pragas urbanas mais temidas, e por isso merece atenção.

Normalmente o cupim de solo é encontrado em estruturas internas de residências, árvores, ou em seus cupinzeiros de terra. Por mais que sejam encontrados em diversas áreas do mundo, são mais frequentes em zonas tropicais e temperadas. Quando se instalam num local com características favoráveis para sua proliferação, chegam a ter ninhos com milhões de indivíduos.

Por meio das divisões sociais essas pragas conseguem se instalar e sustentar uma colônia, mesmo que tenha milhões de indivíduos.

Como outras espécies, o cupim de solo também se divide em ordens dentro das colônias para a realização de atividades. Esse comportamento é característico de insetos eusociais, e devido a esse fator é possível que funções essenciais sejam efetuadas. Ter conhecimento sobre a conduta dos cupins é essencial para que a eliminação desses seres seja feita de maneira adequada. Saiba mais sobre as divisões do cupim de solo dentro de uma colônia:

 

rainha e reprodutores;

  • Uma comunidade de cupins possui apenas um rainha e vários machos reprodutores. A função destes indivíduos é se reproduzir continuamente para crescer a colônia e criar novos soldados e operários. Chegam a colocar até 4 mil ovos de uma só vez, o que em pouco tempo pode gerar perigosas infestações. Dentro das colônias esses seres possuem áreas separadas para ficarem.

 

soldados;

  • Visando proteger os ninhos, estes seres são os que possuem mandíbulas adaptadas e maiores cabeças. São responsáveis por cuidar da colônia e impedir que invasores diversos venham a invadi-la. Assim como operárias, são inférteis.

 

operárias;

  • Este grupo responde pela maior parte dos indivíduos presentes no cupinzeiro. Os seres são responsáveis por variadas tarefas de alta importância no funcionamento da colônia. Dentre as funções das operárias tem-se: recolher e distribuir alimentos, cuidados com as ninfas e construção de túneis.
Cupim de Solo - Descupinização RJ

Conheça o ciclo de vida dos cupins

 

Após a oviposição da rainha, estes ovos permanecem até 90 dias dentro da câmara nupcial sob os cuidados dos operários. Quando eclodem não apresentam muitas diferenças em relação aos seres adultos, todavia, ainda passam por duas ecdises. Esse processo é a perda do exoesqueleto, que é essencial para o desenvolvimento dessas pragas. Após passarem por isso, tornam-se jovens (ou ninfas).

Quando chegam neste estado, os cupins são designados a suas tarefas dentro da colônia, que são decididas pelo sua biologia. Uma vez que as operários são cegas e inférteis, são designadas para aquisição de alimentos e construção de túneis. Os soldados possuem cabeças e mandíbulas avantajadas para que possam defender a colônia contra invasores. Já os reprodutores e rainhas tem a função apenas de se proliferar e propagar a espécie.

Saiba quais são os principais problemas provocados pelo cupim de solo?

 

  • em áreas rurais os cupins de solo chegam a destruir plantações inteiras para aumentar suas colônias e se proliferar;
  • ainda que criem seus cupinzeiros dentro dos solos, podem vir a invadir estruturas para se alimentar de materiais que contenham celulose;
  • além de destruírem peças de madeira, estes seres se alimentam de folhas de papel, papelão, tecidos, entre outros materiais;
  • caso encontrem fatores favoráveis para sua estadia, estes cupins podem permanecer num local por mais de 10 anos;
  • por conta de sua alimentação podem destruir partes importantes de estruturas e causar acidentes em imóveis;
  • conseguem se estender por uma área de até 800 metros num mesmo terreno devido a atuação constante dos operários;
  • só podem ser eliminados de um local caso este seja desocupado, visto que possuem grande facilidade para se espalhar;
  • muitas vezes acabam atingindo fiações e instalações elétricas importantes e acabam destruindo-os por serem cegos e identificarem como obstáculos;
  • quando são utilizados métodos caseiros ou produtos químicos inadequados, estes podem vir a tornar o solo infértil;
  • por atacarem diretamente no solo muitas vezes estes cupins acabam impedindo o reflorestamento de importantes espécies.

Quais os fatores de atratividade do cupim de solo?

Muitas vezes os cupins são atraídos aos locais por conta da presença de características favoráveis a sua instalação. É essencial ter atenção a este tipo de fator, pois podem ajudar na instalação e procriação dessas pragas. Todavia, nem sempre essas condições são percebidas pelos indivíduos, seja por falta de conhecimento ou desatenção. Chamados de 4A’s, veja quais podem ser os aspectos atrativos aos cupins:

ÁGUA e ALIMENTO

  • Grande parte das espécie necessita de diferentes índices de umidade para sua sobrevivência. O acesso à fontes de água faz com que estes seres se sustentem no mesmo local por muito tempo. Além disso, caso existam fontes de alimento como raízes, plantas, caixões, vigas e outras, sua instalação torna-se inevitável.

 

ABRIGO e ACESSO

  • Outros fatores que podem tornar a presença dos cupins garantida, são a facilidade de locais para entrar e se instalar. Frestas, buracos, peças já contaminadas são algumas formas de entrada que podem prejudicar o imóvel. Além disso, essas pragas podem vir a se instalar em rodapés, paredes, janelas, armários e outros.

 

Apesar da descupinização para cupim de solo ser um serviço primordial para lidar com essa espécie, é possível evitá-la no dia-a-dia. Realizando determinadas ações preventivas no cotidiano, mantém-se o local livre de pragas e inviável de favorecer sua proliferação. Para isso é essencial tomar atitudes que visem retirar características convenientes para sua sobrevivência.

Cupim de Solo - Descupinização RJ

Veja abaixo algumas ações de prevenção contra o cupim de solo:

 

  • cobrir frestas e buracos em paredes, pisos, rodapés, móveis e outros;
  • retirar adequadamente restos de árvores ou raízes que fiquem no solo;
  • evitar o acúmulo de entulhos como papelão, madeiras e folhas de papel;
  • proteger as peças de madeira com vernizes adequados;
  • utilizar objetos feitos com espécies de madeira resistentes aos cupins;
  • realizar descupinizações periódicas no imóvel com empresas de qualidade.

 

Mesmo que tenham uma alta eficácia na proteção dos ambientes, essas atitudes não são suficientes para garantir a descupinização. É indispensável que se apliquem procedimentos profissionais de controle de cupins, e na Sani System dispomos de variados. Cada um destes funciona de maneira mais adequada para determinadas situações e níveis de infestação do cupim de solo.

Adquirir um serviço que tenha conhecimento, experiência e aptidão é essencial para que o cupim de solo seja controlado.

Cupim de Solo - Descupinização RJ
Cupim de Solo - Descupinização RJ

É preciso que um profissional experiente seja contratado para averiguar o local e suas necessidades. Há variadas técnicas que podem ser utilizadas nos imóveis, que mesmo com diferentes funcionamentos, possuem eficácia. Apesar do cupim de solo ter hábitos e locais propícios para se inserir distintos de outras espécies, os cupinicidas utilizados são os mesmos. Saiba mais sobre as técnicas que disponibilizamos para solucionar os problemas com pragas dos clientes:

 

iscas cupinicidas;

  • Trofalaxia é uma característica presente na biologia de diversos insetos, que faz com que sua alimentação seja compartilhada pela regurgitação. A utilização de iscas cupinicidas se aproveita dessa característica para eliminar inúmeros indivíduos de uma só vez. Esse produto é colocado em espaços onde a presença destas pragas é comum, tais como frestas, rodapés, portas, pisos e outros.

 

gel cupinicida;

  • Uma das vantagens do gel cupinicida é a possibilidade efetuar a descupinização sem movimentação de objetos. Inserido diretamente nas áreas onde os cupins costumam estar localizados, esse produto impede a proliferação e entrada dos insetos. Atuando de maneira inodora este produto costuma ser usado em empresas, comércios e estabelecimentos alimentícios.

 

barreiras químicas;

  • Esse procedimento consiste na colocação das formulações na área infestada ou propícia ao ataque das pragas. Suas fórmulas envolvem o uso de granulados ou pós cupinicidas. Devido a atuação dos produtos, as pragas presentes são obrigadas a se retirar, evitando sua propagação.

 

barreiras físicas;

  • Com materiais impenetráveis sendo inseridos dentro dos solos é possível impedir a construção das colônias. Dentre os materiais usados há areia, vidro moído ou telas de aço que impedem os operários de criarem mais galerias. Assim, os indivíduos tornam-se obrigados a sair do local.

 

Verificando as áreas propícias para a infestação, danos causados e nível de instalação, definem-se os métodos necessários. Outros indícios dessas pragas também devem ser procurados para ajudar no combate ao cupim de solo. Dentre esses fatores há: túneis nas paredes, asas caídas no piso, resto de fezes (pó branco) em madeiras e outros. Muitas vezes por não serem eliminados corretamente, essas pragas são transportados em peças.

Os danos causados por esses seres são extremamente prejudiciais para um imóvel, visto que variam da fundação até instalações elétricas. Uma vez que a celulose pode ser encontrada em diversos materiais presentes nos imóveis, a presença dos cupins é um grande risco. Papelões, peças de madeira, roupas diversas, folhas de papel e até mesmo tomadas e reboco de paredes estão suscetíveis ao ataque.

Nem sempre é uma tarefa simples identificar a presença do cupim de solo num ambiente devido ao seu tamanho e hábitos. Ter atenção recorrente é a maneira mais qualificada de evitar que estes seres causem prejuízos diversos no imóvel. Dependendo de quanto tempo se demore até encontrarem os ninhos, os prejuízos podem estar em níveis alarmantes.

Cuidado na época da revoada, conheça mais sobre esse fenômeno

Este conhecido ritual realizado pelos cupins durante as épocas quentes pode ser extremamente prejudicial. Durante esse período os siriris ou aleluias, como são chamados, saem de seus ninhos para se proliferar. Buscando qualquer tipo de fresta ou rodapé para transformarem em área de acasalamento, esses insetos voam por toda área. Ao perderem suas asas, instalam-se no local e dão início a sua propagação e infestação.

O calor é fundamental para essa temporada, pois é responsável pelo incômodo na colônia que exige a saída dos insetos. Cada par formado durante a revoada torna-se responsável pela criação e desenvolvimento de um novo cupinzeiro. Enquanto ocorre este período reprodutivo, os cupins acabam sendo atraídos por focos de luz, que confundem com a luz lunar. Muitas vezes isso faz com que essas pragas invadam os imóveis.

Se os cupins conseguirem se instalar após este processo, em pouco tempo dão início à construção dos ninhos. Tendo em vista que rainhas colocam inúmeros ovos por dia, torna-se uma questão de tempo até ocorrer uma infestação. Logo, ter atenção durante a época de revoadas é essencial para evitar que essas pragas se instalem no seu imóvel. Para isso deve-se manter a atenção durante a primavera e verão.

O cupim de solo pode ser considerado uma das espécies mais prejudiciais ao ambiente por conta de sua ação silenciosa.

Sendo encontrado em áreas urbanas ou rurais, o cupim de solo pode estar instalado onde menos se imagina. Para criar suas colônias e se manterem alimentados, esses seres podem invadir desde plantações e vasos de planta até instalações elétricas. A realização de um serviço de descupinização prévia é a forma mais adequada de impedir invasões.

Contratando uma empresa profissional para lidar com essas pragas, garante-se que estes insetos não avancem descontroladamente. Se não forem detidos com eficácia, seus cupinzeiros chegam a ter até 1 milhão de indivíduos. Para impedir que o cupim de solo venha a se instalar no seu imóvel, contrate já o serviço da Sani System. Dispondo de técnicas de alta eficácia, a empresa tem conhecimento e capacidade para lidar com essas pragas urbanas.

Não utilize inseticidas comuns para acabar com o cupim de solo

A forma de ataque e instalação do cupim de solo ocorre de forma diferente de outras espécies. Tendo em vista que esta praga cria seus ninhos nos solos, seu tratamento deve funcionar de acordo com este comportamento. Nem todo tipo de procedimento de descupinização é feito de maneira interna, logo, a empresa deve usar técnicas apropriadas.

Uma das formas de lidar com a presença do cupim de solo e suas infestações é através das barreiras. Seja por meio de materiais físicos ou químicos, esses métodos atuam de maneira correta para combater essa espécie. As barreiras físicas exigem a inserção de produtos impenetráveis no solo, que impedem a expansão das colônias. Dentre estes materiais tem-se vidro moído, areia ou telas de aço inoxidável.

Já as barreiras químicas consistem na aplicação de cupinicidas diretamente no local infestado pelas pragas. Seja utilizando pó-seco, fórmulas granuladas e pó molhável, a injeção visa eliminar os cupins inseridos no local. Além disso, cria-se uma barreira para impedir sua proliferação e entrada de novas pragas no ambiente. Ou seja, é essencial utilizar produtos adequados para lidar com o cupim de solo.

Chame a Sani System para resolver os problemas causados pelo cupim de solo

Oferecendo serviços de descupinização com técnicas variadas, a Sani System visa resolver diferentes tipos de infestações. Tanto em residências, quanto para empresas e comércios, o trabalho da empresa atua de maneira planejada. Adquira já o serviço de uma empresa experiente e com capacidade técnica para eliminar o cupim de solo e outras espécies.

Entre já em contato conosco e solicite um orçamento para acabar com os problemas relativos aos cupins.

ENTRE EM CONTATO CONOSCO AGORA MESMO E SOLICITE UM ORÇAMENTO

ATENDIMENTO AO CLIENTE

21. 2502-6198

Dedetização e Descupinização no Rio de Janeiro
Descupinização no Rio de Janeiro

ACEITAMOS CARTÕES DE CRÉDITO: